InícioMassas e PastasReceita de Canjica com Coco para Aquecer nos Dias Frios

Receita de Canjica com Coco para Aquecer nos Dias Frios

Nos dias frios, não há nada melhor do que preparar uma receita que nos abrace e aqueça. Esta receita de Canjica com Coco é uma verdadeira delícia, resultando em um prato super cremoso, com uma cor linda que faz sucesso garantido.

Receita de Canjica com Coco para Aquecer nos Dias Frios

Ingredientes

  • 500 g de milho para Canjica (cozido)
  • ½ xícara de coco ralado (prefira o coco flocado)
  • ½ xícara de açúcar
  • 1 litro de leite
  • 200 g de leite condensado
  • 2 ramos de canela
  • Cravo a gosto
  • Uma pitada de sal

Modo de preparo

  1. Coloque o açúcar em uma panela média e funda, leve ao fogo baixo.
  2. Quando o açúcar começar a caramelizar, adicione o coco, os cravos e a canela. Mexa constantemente até que todo o açúcar esteja derretido.
  3. Com cuidado, acrescente o leite, o leite condensado e o sal. Cozinhe até que o caramelo derreta novamente.
  4. Adicione o milho de Canjica já cozido, misture bem e deixe cozinhar por 45 minutos em fogo baixo, mexendo ocasionalmente.
  5. Agora, desfrute dessa deliciosa Canjica com Coco, que certamente irá aquecer seus dias frios e proporcionar momentos de prazer culinário.

Veja também: Mingau de quinoa e aveia

Origem e Significado da Canjica

A Canjica é uma receita que transcende o tempo e as gerações. Enquanto alguns afirmam que ela chegou ao Brasil através dos africanos escravizados, outros a relacionam com as raízes Tupinambá. O que podemos afirmar com certeza é que a Canjica é uma iguaria presente nas casas das famílias brasileiras há muito tempo, especialmente durante as festas juninas. Independentemente da sua origem, é um prato que enche de orgulho todos aqueles que o reproduzem.

Esse orgulho está intrinsecamente ligado às lembranças afetivas que essa iguaria traz. Quem não se lembra do calor da fogueira e do aroma irresistível do quentão que permeavam a casa de nossos pais quando éramos crianças? Não importa quantos anos tenhamos naquela época, o que importa é que sempre tínhamos à mesa Canjica, vinho quente, quentão e pinhão. Essa atmosfera de festa sempre nos enchia de alegria.

Como Preparar o Milho para a Canjica com Coco

  1. Comece colocando o milho para Canjica de molho por, pelo menos, 8 horas. Recomenda-se deixá-lo de molho durante a noite para preparar no dia seguinte de manhã.
  2. Após o período de molho, descarte a água e transfira a Canjica para uma panela de pressão. Cubra os grãos com água, deixando cerca de 2 dedos acima do nível dos grãos. Para dar um toque especial, você pode adicionar alguns cravos e canela para que o milho absorva os aromas dessas especiarias.
  3. Tampe a panela de pressão e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 40 minutos. Espere a pressão da panela sair naturalmente e, com cuidado, abra-a. É sempre aconselhável testar um grão para verificar se ele está bem macio. Se estiver no ponto, escorra-o; caso contrário, retorne-o à panela de pressão por mais alguns minutos.

Agora que o milho está cozido e pronto, você está pronto para preparar a sua deliciosa Canjica com Coco.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Nanda Aquino
Nanda Aquinohttps://chefnarede.com.br
Sou uma blogueira e redatora apaixonada por compartilhar conhecimento digital há mais de uma década. Com uma formação em pedagogia, hoje tenho o prazer de trazer o melhor conteúdo culinário para os meus leitores.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui